sexta-feira, setembro 01, 2017

Ressignificar o passado, um alívio para o presente, uma nova expectativa para o futuro.



Viver nos dias de hoje é um grande desafio para o nosso sistema emocional.

Nos últimos quatro anos o uso de antidepressivos cresceu 45% no Brasil, o que nos classifica como o país líder entre os “farma emergentes”.

Dados apresentados pela Previdência Social indicam que os transtornos mentais, emocionais e sociais sobem no podium em terceiro lugar entre aos motivos de afastamento do trabalho.

Mas o que sentimos hoje é construído durante toda a nossa vida. Os nossos desejos, medos, nossas satisfações, frustrações são oriundos das nossas experiências, da forma que enxergamos os acontecimentos vividos e do peso que damos as coisas.

A depressão é a dor que vivemos hoje por aquilo que já passou. Para exemplificar, nos tornamos reféns do passado quando deixamos as dores vividas influenciarem no nosso processo de vida hoje.

Um fato ocorrido durante a infância gera bloqueios e dores durante toda uma vida, pois de alguma forma acreditamos que aquela dor é tão presente que criamos mecanismos de defesa para evita-la. Assim vivemos nos defendendo dos abandonos, desprezos, castigos, das humilhações, grosserias, indiferenças, descrenças, egoísmos, pressões e culpas colocadas em nós em nossa infância.

São estas dores que trazemos para a nossa fase adulta e que nos engessa nos obrigando a replicar os comportamentos aprendidos, mantendo-nos presos na dor vivida.

Precisamos entender e dar um novo sentido para aquilo que nos ocorreu. Olhar para as experiências traumáticas e trazer um olhar para aquilo que nos gera sofrimento é o caminho para entendermos que o que aconteceu em nossas vidas não será mudado, mas o sentido dado para aquela experiência pode ser ressignificado.

Assim, quando ressignificamos as dores do passado nos oportunizamos para viver um presente livre desta carga emocional e nos prepara para um futuro novo livre do valor que aquela dor nos trazia.

Viva melhor, ressignifique aquilo que te traz sofrimento, liberte-se das amarras do passado e seja Feliz!

3 comentários:

Lilian Meire disse...

Muito boa sua explicação, obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Julio Cesar Pereira disse...

Esclarecedor, gostando muito do conteudo.

Unknown disse...

Parabens Lu, texto claro e objetivo !