segunda-feira, dezembro 12, 2011

Um Novo Olhar ...


O Sol clareava o meu caminho. As ruas ficam mais alvas e bonitas.

O CD da Zélia Duncan já se repetia pela terceira vez, acho que ela fez aquelas músicas todas para mim.

Entramos muitas vezes em processos automáticos. Levantamos, nos preparamos, saímos, almoçamos, voltamos, e fazemos coisas que no final do dia não conseguimos perceber o quanto fizemos e a riqueza de tudo o que produzimos.

Entramos em um estado de Repetição e Repetição e Repetição que não nos permite observar a beleza das coisas que estão a nossa volta.

Passo por ruas diariamente e comecei a vê-las diferente. As decorações de Natal, novas pinturas, até um novo asfalto. As coisas mudam e nós não percebemos.

As pessoas também mudam. E também nós não percebemos.

Mudar o olhar para as mesmas coisas. Observar o meio em que vivemos de uma forma diferente, perceber os detalhes e as mudanças.

Quando nos permitimos observar o mesmo de outras formas, percebemos que nossos preconceitos são concebidos de forma automática, sem que muitas vezes o outro seja observado com o respeito que merece.

Julgamos o outro e as suas ações sem mesmo tentar compreender as trajetórias e as dificuldades, pelo simples fato de ser assim.

Outro dia conversava com um amigo que reclamava que as pessoas não se cumprimentam quando entram no elevador. Passei a observar e fazer questão de dar um Bom Dia a todos, mesmo àqueles que não dão abertura para isso.

O Ser humano entrou em um processo de automatismo que o coloca em um trilho e o faz refém deste mecanismo repetitivo de sua rotina e de a vida corrida. Fazemos e Fazemos e Fazemos e Fazemos, mas não percebemos.

No trabalho, em casa, nos estudos, no grupo de amigos, com a família. Tudo o que fazemos merece um pouco mais de nosso olhar e quando conseguimos mudar a percepção das coisas e das pessoas, conseguimos compreender as diferenças naturais que existem no nosso Mundo.

Saiamos do automático. Nada é tão insignificante que não mereça um pouco da nossa atenção. A partir do instante que você mudar seu olhar para o Universo, o Universo mudará o seu olhar sobre você.

Mude sua forma de Olhar, perceba a verdadeira Essência das Pessoas, das Coisas e Seja Feliz!

Abraço,
 
Luis Guilherme Campos Santos

3 comentários:

Renata Peixoto disse...

Amei Lu! É bem por aí mesmo... ligamos no automático e vamos seguindo, e um dia a vida vai ter passado e a gente vai descobrir que ao invés de vivê-la, apenas passamos por ela... a menos que consigamos mudar nosso olhar e prestar atenção em todas aquelas coisas maravilhosas que fazem parte de nossas vidas neste exato momento. Beijo enorme!

Rosangela disse...

Luis,

Realmente não percebemos o que está em nosso redor e não conseguimos olhar o outro e perceber a grandeza de cada ser humano, de cada coisa que faz parte da nossa Vida.

Muito lindo seu texto.

Beijo,

Anônimo disse...

Olá
Adorei seu blog
Já estou a segui-lo
Feliz Natal!
Um abraço poético!