sexta-feira, dezembro 02, 2011

Equilibrio - Desperte Seus Sentidos por Elaine Rodrigues

Caros, o texto abaixo é de autoria de Elaine Rodrigues, autora do Blog Efeito Borboleta (http://efeitoborboletas.zip.net/)

A Elaine é co-autora do Livro "Leader Coach" que será lançado no próximo dia 09 na Livraria Cultura do Shopping Bourboun.

Boa Leitura !

Equilíbrio - Desperte seus sentidos   por Elaine Rodrigues

                                             
"O verdadeiro prazer vem da atividade da mente e do exercício do corpo: as duas coisas estão sempre juntas."
Alexander Von Humboldt


Recentemente, durante meu treino esportivo no Ibirapuera, meu Personal Trainer me desafiou a realizar um exercício de equilíbrio.

O exercício parecia simples e tinha como objetivo me equilibrar sobre um caminho de aproximadamente 8 metros formado por madeira na espessura de 5 cm a distância de 30 centímetros do chão. Simples, não?

Segundo ele, muitos alunos não conseguem sequer tirar o pé do chão. Como sou movida a desafios, topei na hora!

No início precisei de ajuda para me manter com o corpo reto e seguir em frente. Desequilibrava e caia. Então começava tudo de novo. Em determinado momento imagens e vozes tomaram conta de meus pensamentos e logo me lembrei de um momento específico em que costumo me sentir centrada e alinhada mental e fisicamente. Esse sentimento é uma âncora que me leva para um estado de equilíbrio. Respirei fundo, me equilibrei primeiro mentalmente para somente depois entrar em equilíbrio com meu corpo e finalmente percorrer todo o caminho. Desde então adoro esse exercício!

Dia desse ele me disse já que está fazendo graça, vamos elevar o desafio. Agora faça de olhos fechados e me lembrou que meu corpo tem o registro dessa atividade por isso, é preciso confiar.

Hoje percorro o caminho de olhos fechados e até me arrisco em algumas manobras. Isso, por que o equilíbrio está em mim, está na confiança em quem sou e de que corpo e mente são sistêmicos por isso antes de buscar o equilíbrio físico é fundamental encontrar o equilíbrio da mente.

E somente depois podemos transferir esse equilíbrio para nossas relações pessoais e profissionais.

Então, o que podemos definir como equilíbrio? Essa palavra tão

bonita e cheia de credibilidade?

Como transportar para o dia a dia algo tão fundamental para nos tempos atuais em que convivemos diariamente com estresse e tantos outros malefícios que prejudicam a saúde e conseqüentemente os resultados dos projetos sejam eles pessoais ou profissionais.

Bem, para começar é importante entender que o equilíbrio nasce no interior de cada um de nós. É impossível conquistar equilíbrio externo sem antes encontrá-lo internamente.

Ao contrário do que possa pensar a responsabilidade pela forma como reage e acaba se comportando diante dos fatos é escolha sua e não dos outros.

Como mente e corpo são sistêmicos; manter o equilíbrio significa conhecer e dominar a si mesmo.

3 segundos, esse é o tempo de reação a algo ou alguém! Rápido demais, não? Daí a importância de si compreender, aprender a lidar com suas vozes e imagens internas, manter diálogo interno saudável e adotar c omportamentos diferenciados.  Lembre-se você ainda estará exposto à ambientes e pessoas com mapas diferentes. E como cada um de nós passou por experiências de vida diferentes e vivemos um tempo diferente de evolução, a que se levar em consideração diferenças como cultura, ambiente, famílias, relações, educação, etc. Então como promover mudanças externas com esse nível de complexidade?

Mágica? Não.

A realidade a sua volta se transforma quando você promove uma mudança interna. Essa mudança por si só provoca resultados diferentes em todos com quem convive.

Conhecer a si é uma vantagem enorme sobre os demais e também uma responsabilidade diferenciada.

Ao mesmo tempo em que o deixa em situação de catalisador de mudanças com um poder incrível, também o deixa na condição de exemplo e força por ser a pessoa com mais recursos. Uma vez realizada essa descoberta, torna-se impossível abrir mão desse poder de transformação.

Sendo assim torna-se também fundamental ser ético e alinhado com seus propósitos. Na Programação Neurolinguística você aprende como melhorar ou desenvolver ferramentas altamente eficazes de alinhamento
interno. Esse conhecimento é fundamental para quem deseja promover mudanças internas e encontrar equilíbrio mental e físico. Essas ferramentas podem ser aplicadas em qualquer área da sua vida e é fundamental para realização de metas e objetivos pessoais e profissionais.

E o Coaching pode ajudá-lo a entrar em contato com seus próprios recursos e estratégias para alcançar melhores resultados pessoais e/ou profissionais durante a realização de suas metas.

Algumas dicas importantes para manter o equilíbrio:

Defina sua missão pessoal

Tenha objetivos claros e definidos

Reserve tempo para cuidar de si mesmo(a)

Mantenha alimentação saudável

Pratique meditação

Realize exercícios físicos com regularidade

Dê e receba feedback

Perdoe de coração

Trabalhe com paixão

Estude, pesquise, busque conhecimento, aprenda coisas novas

Brinque com os amigos, filhos, família

Seja comprometido consigo mesmo (a)

Ame, ame e ame verdadeiramente

E lembre-se :

“Ler é para a mente o que os exercícios são para o corpo."
Richard Steele

5 comentários:

Ana Emilia disse...

Luis,

Você sempre apresentando boas dicas.

Beijos,

Ana

Thatiane disse...

Luis,

Fiquei um tempo sem ler seu blog e hoje voltei a internetar aqui. Senti saudades, você postou poesias lindas, coisas realmente profundas e que mostram o quanto é sensível e atento aos seus sentimentos.

A dica do texto é muito boa, gostei também do Blog da Elaine, que acho que vou passar a seguir também.

Beijokas,

Thati

Marga disse...

Luis,

Tudo está na nossa cabeça mesmo. 3 Segundos podem mudar a nossa vida, que coisa doida!

beijos,

Margareth

Juliana Cozza disse...

Luis,

Muito bom, eu já ouvi falar muito em coaching mas não entendo realmente a finalidade. Acho que este livro pode orientar. Sabe se vai vender em outras livrarias?

beijo,

Jú Cozza

Alma e Mente disse...

Oi Jú,

O Livro pode ser adquirido pelo telefone: (11) 7304-5397 ou email: adamantinus@adamantinus.com.br

Abraço,

Luis