terça-feira, outubro 11, 2011

Mudanças para um Caminho de Sucesso por Elaine Rodrigues

Caros,
 
Este é um Texto o Blog Efeito Borboleta de uma grande amiga e que gostaria de compartilhar com vocês.
 
 
Mudanças para um caminho de sucesso!

Por Elaine Rodrigues

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Fernando Pessoa

Você já parou para pensar que você passa a vida inteira mudando? Você muda de roupas, muda o estilo, muda o cabelo, muda de carro, de casa, de escola, de emprego, muda de profissão, muda os amigos, namorada, muda o caminho, muda as idéias. O que me leva a concluir que a vida é uma mudança constante.

Então, por que a mudança é para muitos algo tão assustador?
 mudança só é assustadora por um motivo: Saímos da zona de conforto, perdemos a segurança, o domínio da situação e passamos a navegar pelo desconhecido.

Tecnicamente a mudança passa por um processo representado pela curva da mudança. Durante esse processo o indivídui passa pela negação, raiva, negociação, aceitação do inevitável, exploração das possibilidades e integração.

O que muda quando você observa esse processo?

Ao conhecer cada estágio fica mais fácil saber o que fazer? Como seria partir direto para exploração das possibilidades?

Sendo assim, como podemos transformar um processo de mudança em algo prazeroso?

Sei que alguns podem pensar que estou sendo sonhadora, mesmo assim arriscarei afirmar que eu adoro mudanças. É fato que inicialmente podem trazer desconforto, agora passado o estágio principal a mudança é uma excelente oportunidade de crescimento. Claro que tradições e situações de segurança e que já apresentam excelentes resultados podem e devem fazer parte de nossas vidas.

Já as mudanças carregam em si o poder de transformação, de potencializar recursos, de desenvolvimento pessoal. Para enxergar essas oportunidades é necessário ampliar sua visão. Perceba que se mantiver o foco no problema, jamais vai enxergá-lo como desafio. Quando se percebe uma situação como desafio, você automaticamente se questiona e seu cérebro só tem uma alternativa: buscar outras opções.

Nessa busca por novas opções surge algo maravilhoso chamado inovação que é a capacidade de encontrar novas soluções, novos meios, novas percepções do todo. Essa atitude por si só ativa sua criatividade e é assim que a mudança deixa de ser um monstro para se tornar um desafio prazeroso.

Veja como uma situação muda de acordo com o pensamento que se tem sobre a mesma. A partir do momento em que você diz para si mesmo, ok essa é a situação e o que eu posso fazer a respeito? De que forma essa situação me aproxima ou me afasta daquilo que quero? O que eu posso aprender aqui e agora que fará diferença no resultado final?

O que diferencia a atitude de uma pessoa com esse pensamento de pessoas que pensam de forma negativa, reativa ou pior que se quer pensam a respeito, preferem viver “encima do muro”; é que essa pessoa está conectada com algo ainda maior.

Você se sentiria mais confortável com as mudanças, mesmo com o desconforto temporário se tivesse clareza sobre por que estão acontecendo, quais são os ganhos e perdas envolvidos nesse processo e de que forma tudo isso aproxima você de suas metas?

Seu nível de consciência e percepção sobre as coisas e as pessoas pode ajudar nessa análise fundamental para seu sucesso.

Quando você tem uma meta e trabalha com objetivos em mente aprende que as diversas situações que surgem no dia a dia sejam elas mudanças pequenas ou mudanças complexas, são oportunidades por que sempre existe algo importante a si aprender. Muitas coisas podem não fazer sentido até que você se pergunte “O que posso aprender agora?”

Lembre-se da mesma forma que suas escolhas no passado te trouxeram até o momento presente, a forma como se comporta diante de todas as situações agora afetará a qualidade do futuro que pretende ter.

Encarar processos de mudança como oportunidades de crescimento o faz desenvolver novas capacidades, vivenciar experiências diferenciadas, aprender mais sobre seus próprios recursos e estratégias e ter uma vida plena. Isso por que você passa a viver intensamente todos os momentos . Tudo isso contribui para que você seja uma pessoa melhor, com experiências indescritíveis.

Você nasceu indefeso, não sabia falar, andar, se vestir, comer e um dia tudo isso mudou. Fez vários cursos, faculdade, conseguiu o primeiro emprego, conquistou a primeira namorada, talvez tenha tido filhos ou talvez ainda venha a ter. Outras grandes mudanças aconteceram na sua vida, correto? Não foram essas mudanças que definiram quem você é hoje?

Da próxima vez que estiver passando por mudanças, independente da proporção, lembre-se você tem grande experiência no assunto, pois a mudança é uma constante que faz parte da vida de todos nós.

O que vai diferenciar se terá sucesso ou não, são as escolhas que faz e a forma como encara o desafio.

Siga em frente, tem um futuro lindo esperando por você! Afinal de contas, viver é mudar sempre!

3 comentários:

Marga disse...

Luis,

Como sempre ótimos textos e neste caso uma ótima indicação.

Gostei do Blog indicado, Parabéns pela dica.

Margareth

Marcelo disse...

Luis,

Tudo depende de como enxergamos as coisas, tudo está na nossa cabeça e basta mudar nossa maneira de enxergar as coisa. Por mais que a gente saiba é sempre bom refletir e voltar a pensar que se está assim ou assado é por nossa própria culpa.

Abraço,

Marcelo

Rosangela disse...

Muito bom este Blog, li aqui, conheci e gostei muito. Parabéns pela sugestão.

Beijos,