terça-feira, julho 05, 2011

Arrume o seu Guarda Roupa



Estamos acostumados a guardar muitas coisas que passam pela nossa vida. Mesmo que não tenham tanta importância ou que não sejam mais tão fundamentais.

Imagine você quando compra roupas novas. Chega à sua casa com diversas peças de roupas e começa a arrumá-las no seu guarda roupa junto com as roupas antigas.

Quando abre o guarda roupas certamente tem uma quantidade enorme de peças que talvez nunca mais vá usar ou algumas que pouco usou. O fato de acumular coisas dá à pessoa a sensação de conforto e segurança, pois transferem ao objeto acumulado uma necessidade emocional.

E quantas outras coisas são tratadas da mesma maneira nas nossas Vidas? Quantas pessoas, quantos sentimentos, quantas situações velhas estão penduradas no nosso “guarda-roupa” e não deveriam ter mais nenhum significado especial para nossa vida, mas que de alguma forma ocupam um espaço pela nossa necessidade emocional?

E esta mudança até parece simples, mas não é, pois para mudar precisamos de duas ações: uma é o desejo de querer mudar aquilo que nos gera sofrimento e a outra é gerar um movimento para que a mudança aconteça.

Como no guarda roupa, precisamos limpá-lo por partes, não adianta querer mexer em todas as gavetas e portas ao mesmo tempo. Assim como cada compartimento deve ser tratado individualmente, cada dor e sofrimento devem ser tratados em nosso sistema emocional de forma única, pois podem ter origens diferentes e quando colocamos tudo no mesmo pacote corremos o risco de deixar alguma coisa de fora.

Escolheu a gaveta que quer limpar? Coloque TUDO para fora e avalie o que te serve e o que não vale a pena guardar mais.

Nossa vida é feita de ciclos que se modificam de acordo com o nosso momento de vida. Assim como usamos roupas em um momento de nossa vida que depois em outros não nos servem mais ou não se adequam mais ao nosso corpo, a nossa idade, os nossos ciclos de vida adequam-se as necessidades do nosso momento e para que cumpra a sua função deve ser observado e respeitado.

É assim com aquele casamento que acabou e que você insiste em querer discutir a relação para tentar salvar, é assim com aquele trabalho que não te dá mais prazer, mas você insiste em ficar lá pela comodidade, é assim com aqueles amigos que  não te trazem mais prazer na companhia, mas você insiste em manter uma relação por pura carência e preguiça de fazer novas amizades, é assim com tudo o que não nos dá prazer, mas insistimos em manter perto da gente, por quê?

Não sejamos prisioneiros das roupas velhas que estão no seu guarda roupa. Sejamos gratos às coisas que em momentos foram importantes, mas tenhamos a coragem de olhar para elas e assumir que existe uma necessidade de mudar para que um novo ciclo possa se iniciar.


Renove as suas energias, encoraje-se para dar novos sentidos a sua vida, Agradeça às coisas que te serviram e deixe-as para que o universo de a elas o melhor destino, pois somente assim iniciará um novo momento na sua Vida, Arrume o seu Guarda-Roupa  e Seja Feliz!

Luís Guilherme Campos Santos

9 comentários:

Rosangela disse...

Luis,

Acho que este texto serviu prá mim viu?

Beijos

Ro

Marcelo disse...

Luisão,

Ótimo artigo, vc está ficando bom nisso.

Boas Férias.

Abraço,

Marcelo

MaAmalia disse...

Olá,

Gostei demais deste blog, os textos são muitos bons.

Sucesso.

Maria Amália

thatiane disse...

Belas e sábias palavras, você consegue nos fazer refletir com seus textos.

Beijo,

Thati

Rafa Mattos disse...

Luis,

Eu também acho que você escreveu este texto prá mim .

Está demais o seu blog, eu gostaria de umas dicas prá começar a escrever um blog também, se você puder me dar essa ajuda te agradeço muito.

Abraço,

Rafael

Amanda Lima disse...

Oi Amigo,

Saudade de você! Que lindo o seu blog Lú, é sempre bom ler os teus textos, me fazem muito bem.

Vamos marcar alguma coisa nas nossas férias, me liga.

Beijinhos,

Amanda

Anônimo disse...

Adorei este Blog, é muito bacana. Está de Parabéns.

Vinicius

Anônimo disse...

Excelente

Unknown disse...

Fantástico Lu!
Bjs queridi